Mobile First já supera metade dos resultados de pesquisa do Google

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Mobile First já supera metade dos resultados de pesquisa do Google

Saiba como o Mobile First influencia nos resultados de pesquisa do seu site

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O Google anunciou na quarta-feira que mais da metade das páginas mostradas nos resultados de buscas globalmente são do Google indexando esse conteúdo usando o procedimento de indexação móvel. Isso significa que é mais provável que as páginas visitadas de uma pesquisa no Google sejam baseadas em como o Google rastreou e indexou esse conteúdo com base na versão para celular dessa página.


E porque isso?

Por um motivo simples… a maioria das pessoas realiza as pesquisas através de smartphones e tablets, logo faz todo sentido você adequar o seu conteúdo e otimizá-lo para estes dispositivos.


Mas afinal, o que é Mobile First?

A indexação em dispositivos móveis é simplesmente a forma como o Google rastreia e indexa a web. Em vez de olhar para a versão desktop da página, o Google analisa a versão para celular da página. Em termos mais simples, o Google está rastreando e indexando sua página da Web com base em como ela é processada em um celular em vez de em um computador desktop.


Com isso, desenvolvedores e web designers devem se preocupar em criar seus projetos priorizando a versão mobile. Isso significa que o seu site já pode estar sentindo os sintomas causados por esta mudança e sofrer mudanças no rankeamento.


Seu relatório do Analytics mostrou uma queda? Ficou preocupado?

Vamos ajudá-lo a entender melhor isso!


Como a indexação em dispositivos móveis do Google funciona?

Os robôs do Google (bots) fazem a varredura do seu site em busca de informações. De acordo com os resultados que ele encontra e das diversas variáveis contidas em seu algoritmo, ele calcula qual o posicionamento do seu site dentro das páginas de pesquisa, podendo te deixar entre os primeiros lugares (ou não). Tudo vai depender de como o seu site está otimizado, por isso a importância do SEO.


O que mudou na prática?

Bom, antes a indexação era feita com base na versão desktop, porém os usuários que faziam buscas pelo mobile estavam sendo prejudicados, pois os bots acabavam não percebendo diferenças ou até mesmo perdendo conteúdo entre uma versão e outra.


Devido a isso, a indexação passou a ser feita exclusivamente na versão mobile. Se antes ele já tinha uma grande importância para o rankeamento, a partir de agora passa a ser essencial pois pode afetar o tráfego do seu site como um todo. O Google está sinalizando e te mandando um aviso: agora a busca mobile se tornou mais relevante do que a pelo desktop. Fique atento aos sinais e entenda como você pode melhorar seu site e seu posicionamento.


Não entre em pânico, o Google realiza como sempre a mudança de forma gradual, o que te permite ter um tempo para se adaptar as novas mudanças. Mas fique de olho porque elas já estão ocorrendo, não perca tempo e otimize seu site!


Meu site não está otimizado, e agora?

Como já dissemos, não perca tempo e otimize seu site! Recomendamos fortemente que você faça isso o quanto antes, senão você pode ficar para trás e perder o rankeamento do seu site para a concorrência, que pode neste momento já estar fazendo isso.


Resumindo, o Google sempre se preocupa em proporcionar uma melhor experiência para o usuário, por isso ter um site bem otimizado e preparado para as exigências do Google é parte essencial da sua estratégia de marketing digital. Fazendo isso, com certeza você verá a recompensa pelo seu trabalho e dedicação em forma de melhor posicionamento nas páginas de busca.


Quem já faz um bom trabalho de SEO vai sofrer menos com estas mudanças, o impacto será mínimo pois provavelmente você já estará preparado. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe nas redes sociais.


Entre em contato agora mesmo para otimizar seu site e saia na frente da concorrência!

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Anderson NunesDesigner, Desenvolvedor Web e Especialista em Publicidade Online. Certificado Google AdWords e Analytics.
Anderson Nunes
Designer, Desenvolvedor Web e Especialista em Publicidade Online. Certificado Google AdWords e Analytics.

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